Durante toda a sexta-feira (17) lideranças de todo o Paraná participaram do Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas, em Pinhais (região metropolitana de Curitiba) no Expotrade Convention Center. O evento foi organizado pela SRI (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República) e AMP (Associação dos Municípios do Paraná), trazendo ao estado equipes dos ministérios do governo federal para um atendimento individualizado aos prefeitos e prefeitas.

Três ministros marcaram presença e fizeram parte da programação do dia. Na abertura, a ministra de Relações Institucionais, a catarinense Ideli Salvatti citou alguns nomes que compõe uma equipe que trabalhará permanentemente no Paraná, evitando segundo ela, que os prefeitos e prefeitas tenham que se deslocar sempre à Brasília para resolver questões que podem ser solucionadas através de uma intermediação local.

Já a ministra chefe da Casa Civil, a paranaense Gleisi Hoffmann mencionou o sucesso do evento, lembrando que foi o maior dos nove encontros já realizados de maneira idêntica em outras regiões. Cerca de três mil pessoas lotaram o local. No mesmo momento também de pronunciaram o governador interino do Paraná, Flávio Arns (vice-governador). “Imaginem o tamanho da força política que promove um evento como o que está acontecendo hoje aqui, onde se agilizam questões úteis e de interesse do cidadão. Isso é demonstração de união e de boa gestão do dinheiro público”, disse Arns que é também secretário de Educação do Paraná.

Os anfitriões: o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet e o prefeito de Pinhais Luiz Goularte Alves, além do prefeito que preside a AMP, Luiz Lázaro Sorvos, também participaram logo na abertura.

Ainda na parte da manhã, o ministro da Saúde Alexandre Padilha proferiu palestra sobre o SUS (Sistema Único de Saúde) e a dimensão de atender aproximadamente 200 milhões de brasileiros.

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) acompanhou de perto vários prefeitos e prefeitas e vices que aproveitaram para passar pelas salas de atendimento individualizado dos ministérios. “Este é um dia especial. Momento de mais abertura do diálogo do governo federal com o Paraná e os municípios. A presidenta Dilma e sua equipe entendem a municipalidade com o essencial para o funcionamento das políticas públicas no nosso país”, comentou a parlamentar. O encontro foi pensado para auxiliar, principalmente novas gestões no que diz respeito a captação de recursos, projetos e também na solução de pendências.

Confira os ministérios que prestaram atendimento:

Ministério da Saúde / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome / Ministério da Educação / Ministério das Cidades / Ministério do Desenvolvimento Agrário / Ministério da  Agricultura / Ministério da Pesca e Aquicultura / Ministério do Turismo / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão / Ministério da Integração Nacional / Fundação Nacional de Saúde – Funasa / Controladoria – Geral da União (CGU).