O deputado federal Assis do Couto, coordenador da Bancada Federal do Paraná, participou no início desta semana de reuniões para debater a instalação do Centro de Transferência Tecnológica da Embrapa, em Francisco Beltrão. As reuniões aconteceram na segunda-feira (26) no gabinete do prefeito, Antônio Cantelmo Neto, e na sede da Acamsop/13 (Associação das Câmaras de Vereadores da região de Francisco Beltrão). Para o deputado, o cenário político é favorável para a liberação da verba, mas falta esforço da região para concluir o projeto.

Além do deputado, participaram da reunião representantes de entidades municipalistas, outras ligadas ao cooperativismo solidário, aos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, e universidades públicas instaladas na região. No ano passado, os deputado Assis do Couto e Nelson Meurer indicaram uma emenda coletiva para a construção de um Centro de Transferência de Tecnologia em parceria com a Embrapa na região Sudoeste do Paraná.

“O ministro da Agricultura, Neri Geller, quando esteve em Francisco Beltrãou falou que quer ajudar a liberar esta emenda de bancada para a região Sudoeste, que é muito importante no campo da agricultura familiar”, lembrou o deputado. “Mas precisamos formatar o projeto de instalação deste centro o mais rápido possível, para prosseguirmos nos encaminhamentos da liberação do recurso em Brasília”, chamou a atenção.

Em março deste ano, em um seminário realizado durante a Expobel, que debateu a instalação do Centro, o deputado já havia dito que era preciso aproveitar o momento político para conseguir o empenho do recurso. “Depende de nosso esforço para chegarmos à conclusão deste projeto e podermos ver esta obra em andamento aqui em Francisco Beltrão”, reforçou o deputado.