O departamento de educação de Palmas, sul do Paraná, lança a partir do 2º semestre, o projeto “Viajando no Mundo da Leitura”. Trata-se de um biblioteca itinerante, que funcionará dentro de um ônibus modificado especificamente para atender e levar a vários pontos da cidade o acesso à leitura a toda a população.

De acordo com a coordenadora de bibliotecas do departamento municipal, Cleidis Brasil, o projeto visa incutir o hábito da leitura desde as crianças até idosos. Destacou que a iniciativa tem recebido vários elogios e apoio de toda a comunidade. Salientou que os trabalhos para a modificação e adequação do ônibus estão em fase adiantada.  O cronograma da biblioteca passará por escolas municipais e outros pontos para que toda a população palmense conheça o projeto.

Enfatizou que a contribuição da comunidade é de extrema importância, visto que o projeto encontra-se na fase de montagem do acervo da biblioteca itinerante. Incentivou à população que possuir livros, revistas, gibis, jornais, entre outros, para que contribua doando esses materiais. Os pontos de coleta estão distribuídos nas escolas municipais, departamento de educação e parceiros:

– Prefeitura Municipal

– Divisão de Cultura

– Colégio Bom Jesus

-Colégio Sesi

– Colégios estaduais

– Divisão de Esportes

– Jornal A Folha do Sudoeste

Informou que as pessoas que têm um número significativo de materiais, mas não têm como levar até os pontos de coleta, podem entrar em contato com o departamento de educação, que disponibilizará um veículo para o transporte.

Outro apoiador da iniciativa é  a equipe do Santa Pelizzari/Palmas Esportes, que no próximo sábado (16) enfrenta a equipe de Pitanga pela Série Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal. Na oportunidade, crianças até 12 anos não pagam, mas precisam doar um livro ou gibi, que serão destinados para a campanha.