Por Evandro Artuzi / Fonte: Polícia Civil

Os delegados de Salto do Lontra e Dois Vizinhos, João Luiz Miotto e Sandro Spadotto Barros, participaram do 12º CATI/SWAT, realizado na cidade de Avaré (SP), entre os dias 5 e 13 de novembro. Mais de 200 policiais de todo o Brasil e de outros países, como Bolívia, Equador, Venezuela, Uruguai e Portugal participaram do treinamento, que teve dentre outros instrutores, policiais do BOPE (batalhão de operações especiais do RJ) e da SWAT de Dallas (tropa de elite da polícia americana).
Foram ministrados diversos cursos, entre eles, gerenciamento de crises e negociação com reféns, progressão em favelas, técnicas de imobilização, tiro em baixa luminosidade, combate em ambiente fechado, assalto a ônibus, anti-terrorismo(com vistas a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016), atendimento a policial ferido e simulação de operações Swat. Segundo o delegado João Luiz Miotto, esse tipo de treinamento e especialização é muito importante, pois quanto mais árduo for o treinamento e mais difícil for à preparação, mais fácil será a missão e menores são as chances de algo errado acontecer em alguma operação policial.
A preparação dos profissionais da segurança pública é de suma importância, pois mostra que os policiais estão se aprimorando, não só para estar preparados para as mais diversas situações como também para prestar um bom serviço público, evitando cometer erros e colocar a vida da população inocente em risco. Os delegados Miotto e Sandro, esperam multiplicar o conhecimento adquirido, adaptando-o à realidade do Paraná, para que em uma situação de risco, que exija uma ação enérgica da polícia, os policiais estejam prontos.