por Ivan Cezar Fochzato

 

 

Já estão definidos os cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), bem como os novos cursos técnicos que estarão sendo oferecidos no campus Palmas do IFPR( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) em 2013.Na manhã dessa quarta-feira (05) a diretora geral do Campus, Dra. Ivania Marini Piton, durante entrevista ao Programa Dinâmica 1050, da Rádio Club AM destacou que são mais de quatrocentas vagas.

Os cursos serão oferecidos através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), de cotas e também através de editais de vagas remanescentes.
Os cursos são: Administração, Ciências Contábeis; Direito; Ciências Biológicas; Educação Física; Agronomia; Farmácia; Letras Português/Inglês e Pedagogia, todos com 40 vagas e (40). Já para o curso de Enfermagem serão abertas 25 vagas.Alguns cursos serão oferecidos no período diurno por sua característica acadêmica e curricular, como por exemplo, Artes Visuais, Agronomia, Enfermagem, Farmácia e Letras.

Dos atuais cursos em funcionamento não serão ofertados os cursos de Química, por falta de demanda e Sistema de Informação  por carência de professores, uma vez que, vários pediram transferência para outras unidades e não será possível, em tempo hábil, lançar editais de seleção.

Outro curso que deixará de ser ofertado é o de Engenharia Civil também por falta de professores. Mesmo que os editais com as vagas sejam constantemente oferecidas, não há candidatos ao processo seletivo. Salientou  a diretora que já está em fase de estudo, a substituição da Engenharia Civil para Engenharia Eletrotécnica, o que deverá ocorrer em 2015, a partir da formatura da primeira turma do Técnico em Eletrotécnica, que inicia no próximo ano.


CURSOS TÉCNICOS

Conforme a Diretora, Dra. Ivania, serão oferecidos os cursos de Técnico em Eletrotécnica, que tem foco na formação de profissionais para as áreas de  energia(eólica e hidráulica) por conta das unidades geradoras existentes na região; bem como para o setor industrial.

O curso Técnico em Alimentos, que objetiva a formação de profissionais para atuar no setor agroindustrial no processamento do leite, carnes e frutas também estará disponível.

Curso de Técnico em Serviços Judiciários, inédito no Brasil,  será instituído por solicitação do MEC ao Reitor do IFPR, prof. Colombo, por conta do nível do curso de Direito do campus local, que foi avaliado pelo próprio Ministério da Educação, como um dos melhores do Brasil, com nota 05. Todos os cursos terão 40 vagas.

 

Destacou Dra. Ivânia M. Piton  que com a entrada de novos alunos, tanto no ensino superior quanto nos cursos técnicos, para o próximo ano, o campus local, deverá estar abrigando 2 mil e 300 alunos.Comparou que quando o UNICS foi federalizado passando ao uma unidade do IFPR, eram 970 alunos. Em dois anos, já são 1.600 estudantes. Confira em áudio a entrevista com todas as informações.

 

 Clique e veja a entrevista na íntegra através da WEB TV RBJ.