Por Luiz Carlos Bittencourt

 

    “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização” é o tema escolhido por Bento XVI para a próxima Jornada Mundial das Comunicações Sociais que se realizará em 20 de maio de 2012, no domingo que antecede Pentecostes. A mensagem do papa para esse evento será divulgada no dia 24 de janeiro, em memória de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas.
   De acordo com uma nota do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, no pensamento de Bento XVI, “o silêncio não é apresentado simplesmente como uma forma de contraposição a uma sociedade caracterizada pelo fluxo constante da comunicação, mas sim como um necessário elemento de integração”.
   Para o Pontífice, “o silêncio, justamente porque favorece a dimensão do discernimento e do aprofundamento, pode ser visto como um primeiro grau de acolhimento da palavra”.
   A nota ainda manifesta a vontade do papa de sincronizar o tema da Jornada com a celebração do Sínodo dos Bispos. Este que terá como tema “a Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”.
   A Jornada Mundial das Comunicações Sociais foi estabelecida pelo Concílio Vaticano II com o Decreto Inter Mirifica de 1963.
Fonte: CNBB