Visando reestruturar o Núcleo ODM – Objetivos do Milênio em Palmas, Sul do Paraná, uma série de reuniões de mobilização estão programadas ainda para este mês de março, envolvendo vários segmentos da sociedade local. A agenda de reestruturação foi definida no último dia 03 de março, quando apresentadas as metas, os resultados do município até 2014 e o Plano de Ações para este ano.

Dentre as metas estabelecidas pelo ONU – Organização das Nações Unidas está acabar com a fome; oferecer educação básica de qualidade; promover a igualdade entre sexos; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, a malária e outras doenças; promover a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e promover o engajamento social para o alcance das metas.

Em Palmas já foram  superadas as metas de combate à fome; da redução da mortalidade materna; diminuição de pessoas contaminadas com HIV/AIDS e acesso a água potável. Porém, o município ainda precisa trabalhar para alcance dos outros objetivos, tais como redução da pobreza em 50%; garantia de conclusão do ensino fundamental; redução da mortalidade infantil de menores de cinco anos e ampliar acesso ao saneamento, questões não que alcançaram a meta estabelecida neste ano de 2015.

As  reuniões  de mobilização estão marcadas para segunda-feira(16) na  Câmara de Vereadores,  durante a sessão legislativa. No dia seguinte pela manhã, a mobilização ocorrerá junto as Igrejas. Na parte da tarde da terça-feira próxima, o trabalho será desenvolvido no IFPR, campus Palmas.  Com os departamentos de Educação, Saúde, Ação Social e Cultura, o encontro está marcado para o dia 18 de março pela manhã. No dia 19, as atividades estarão concentradas nas escolas, com a palestra “Valorização da mulher”, nos turnos da manhã e tarde. Para o envolvimento do segmento industrial do município, uma equipe do SESI estará realizando visitas para apresentação da proposta.