Sob o slogan “Homem que se cuida não perde o melhor da vida”, o Departamento de Saúde de Palmas, sul do Paraná, inicia as atividade alusivas ao Agosto Azul, mês dedicado à conscientização dos homens sobre os cuidados com a saúde. Neste ano, as orientações estão voltadas, principalmente, sobre os males causados pelo tabagismo.

Atualmente, cerca de 25 milhões de brasileiros são fumantes, segundo o Ministério da Saúde. A maioria, são homens. O fumo é o causador de 23 mortes por hora no Brasil e está relacionado com, pelo menos, 50 doenças. Em média, um fumante vive 12 anos menos que um não fumante. Com base nesses dados, a partir da próxima quarta-feira (20), os palmenses terão acesso à uma série de ações, voltadas ao público masculino.

Conforme a enfermeira, Dayani Barbosa, além de palestras orientativas, no dia 30 de agosto será realizado o Dia D, na Praça Bom Jesus, onde os homens contarão com diversas atividades como aferição de pressão, teste glicêmico, teste de visão, avaliação de massa corporal, orientações sobre hábitos de vida saudável e tabagismo e atualização do calendário vacinal.

Além disso, o departamento elaborou um calendário, com eventos em vários pontos da cidade, visando ampliar o público alvo.

20/08 – 13h – Palestras saúde do homem Hábitos Alimentares e saúde emocional, no Centro de Convivência da Terceira Idade.

27/08 – 11h – Palestra sobre testes rápidos na empresa Guararapes.

28/08 – 13h20 – Palestra sobre testes rápidos na empresa Estrela.

29/08 – 13h – Palestra sobre testes rápidos na empresa Marini Compensados.

30/08 – 08h – Dia D na Praça Bom Jesus.

08/09 – Palestra na empresa CRI sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Riscos de Acidentes de Trabalho.