por Ivan Cezar Fochzato

fonte: AEN

Através de decreto  governamental  foi criado  o 5º Comando Regional da Polícia Militar, para atender o Oeste e Sudoeste do Paraná. A nova estrutura será responsável pelo 6º Batalhão de Cascavel; 3o Batalhão de Pato Branco;  14o Batalhão de Foz do Iguaçu, 19o Batalhão de Toledo, 21o Batalhão de Francisco Beltrão, e, pela Força Alfa, que atua especificamente em região de fronteira.

 

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, disse que na prática será estabelecida em Cascavel uma estrutura para coordenação administrativa, operacional e financeira de toda região. O coronel disse ainda que a polícia ganha agilidade, pois as  demandas, as decisões, a busca de soluções que antes eram buscadas em destinadas Curitiba, podem agora podem ser solucionados na região.

 

A medida, que faz parte da lei que reestrutura a polícia paranaense, vai atender a 94 municípios: uma população de aproximadamente 1,9 milhão de pessoas. De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, há décadas não era realizado um investimento do porte desta reestruturação