Por Evandro Artuzi 

Em decisão do Tribunal Regional Federal (TRF), de Porto Alegre, tomada na terça-feira (30), a Estrada do Colono deve permanecer fechada. Foram três votos a zero, segundo informou a administração municipal de Capanema, que luta pela reabertura há vários anos.
Uma proposta dos dezoito municípios que lutam pela reabertura da Estrada foi apresentada ao Instituto Chico Mendes e para a Justiça, destacando a importância da Estrada e forma que ela poderia ser utilizada sem agredir a fauna e a flora.
Comitivas de lideranças, dos municípios de Capanema (Sudoeste) Serranópolis do Iguaçu e Medianeira (Oeste), acompanharam o julgamento. A estrada está fechada desde 2002. Lideranças que lutam pela reabertura devem se reunir para buscar outros meios de viabilizar a reabertura. O fechamento da estrada tem gerado prejuízos ao comércio, principalmente de Capanema.
Nesta quarta-feira (08), em entrevista a Onda Sul FM, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Capanema, Eldo Blume, falou sobre o assunto. Conforme ele, a entidade também apóia a reabertura da estrada.