por Ivan Cezar Fochzato

 

Nesta quinta-feira, 25 de agosto, Dia do Soldado, a Décima Quinta Companhia de Engenharia de Combate em Palmas, Paraná realizou a tradicional cerimônia de formatura em comemoração à data.

 

A solenidade cívico-militar aconteceu no período da manhã na unidade da Soberana dos Campos de Palmas e foi prestigiada também por pessoas da comunidade, através de convidados e estudantes. Os soldados realizaram juramente a bandeira e também houve entrega de medalhas.

O Dia do Soldado, comemorado no dia 25 de Agosto, tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro. A data foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos, ele já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias – lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.Caxias pacificou o Maranhão, São Paulo, Minas Gerais e o Rio Grande do Sul, províncias assoladas, no século passado, por graves rebeliões internas, pelo que recebeu o epíteto de “O Pacificador”.