O trânsito de Francisco Beltrão tem novas mudanças. Desde sexta-feira (16), motoristas que se utilizam da Avenida Júlio Assis Cavalheiro na esquina com a Rua Florianópolis perceberam que a rotatória existente nesse cruzamento foi substituída por um semáforo. A iniciativa é do Debetran (Departamento Beltronense de Trânsito), que também removeu as antigas placas de sinalização e as faixas elevadas que tinham a função de forçar a redução da velocidade no trecho.

De acordo com o diretor do Debetran, Rudimar Czerniaski, a mudança visa melhorar as condições de tráfego no local. “No começo acaba gerando alguns transtornos e reclamações, mas é uma coisa momentânea, dentro de poucos dias os motoristas vão perceber que a medida é necessária para melhorar a trafegabilidade daqueles que acessam os bairros Cristo Rei, São Miguel, São Francisco ou seguem sentido a Cidade Norte ou vem para o centro”, disse.

Outro objetivo da mudança é a futura instalação do sistema binário na Avenida Porto Alegre e na Rua Florianópolis. Rudimar Czerniaski lembra que o Debetran está preparando as vias para a mudança que deve ser realizada nos próximos meses. O processo de implantação deve ser iniciado logo após o período eleitoral.

TRANSITO
  • Compartilhe no Facebook

Medida, segundo Debetran, vai melhor o fluxo de veículos do centro para os bairros. Foto: Alan Particelli

Também está em fase de estudo a possibilidade de ser removida a rotatória existente na esquina da Avenida Porto Alegre com a Júlio Assis Cavalheiro, próximo ao Terminal Urbano. “Não está nada certo ainda, estamos analisando o comportamento dos motoristas e os resultados dessa mudança recente, caso se faça necessário com o sistema binário poderemos retirar também a rotatória do outro cruzamento, mas tudo depende de estudos”, afirmou.

Entre os motoristas, a mudança tem gerado opiniões diversas. Seis foram ouvidos pela reportagem do RBJ. Desses quatro opinaram a favor da instalação do semáforo. Um declarou que foi uma ação correta, pois os motoristas de Francisco Beltrão não sabem se comportar diante de uma rotatória, por isso é melhor o semáforo.