Três cursos estão sendo realizados pela Caterpillar para qualificar os operadores das máquinas pesadas da Prefeitura de Francisco Beltrão. Nesta semana, os operadores de motoniveladora e de escavadeira hidráulica participaram da capacitação e na próxima segunda-feira serão os operadores de rolo compactador.

Durante o curso, operadores recebem instruções sobre segurança, funções e controles, inspeção diária e técnicas de operação das máquinas, segundo o instrutor José Geraldo da Silva. Os cursos, com 16 horas/aula entre teoria e prática, são fornecidos pela Paraná Equipamentos SA, que recentemente forneceu seis máquinas 0 hora à Prefeitura.

Para a secretária de Desenvolvimento Rural, Daniela Celuppi, a qualificação melhora não só a qualidade dos serviços prestados na manutenção de estradas e propriedades rurais, mas também aumenta a vida útil dos equipamentos. “Tem coisas que só a prática ensina, mas o curso ajuda a conscientizar os operadores a usar a máquina sem prejudicá-la, economizando em manutenção e aumentando sua vida útil”, diz.