por Ivan Cezar Fochzato

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, campus Palmas, está ofertando vários cursos de qualificação profissional através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).Na Secretaria no campus pode ser feita a inscrição para os cursos de:
Agricultor orgânico; Auxiliar administrativo; Auxiliar em web designer; Desenhista de móveis; Monitor de recreação; Montagem e manutenção de computadores; Vendedor. São cursos que tem duração de 160 horas e a escolaridade mínima é que os candidatos estejam tenha ensino fundamental ou médio incompleto, de acordo com as exigências de cada curso que tem duração de 160 horas. Também está sendo oferecido o curso de Massagista, esse com 240 horas.

 

 

IFPR abre inscrições para estudantes e supervisores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Estão abertas até o dia 17 de agosto, no Campus Palmas, as inscrições para o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência).Estão contemplados os cursos de Artes Visuais, Biologia, Educação Física, Letras (Português e Português/Inglês), Pedagogia e Química. O programa garante bolsas de iniciação à docência (estudantes) e bolsa para professor supervisor.

O valor da bolsa para estudante é de R$ 400,00 mensais, com vigência do início das atividades em 2012 a julho de 2013. O estudante candidato à bolsista deve requerer a inscrição pelo site http://pibid.ifpr.edu.br/ até dia 17 de agosto e entregar no câmpus a documentação exigida no Edital n°42/2012/Proens.

 

Já para as bolsas de professor supervisor, podem se inscrever os professores de Educação Básica das escolas vinculadas ao projeto que queiram atuar como supervisores dos subprojetos. O supervisor atua como elo entre os estudantes de Licenciatura, escola e coordenação do projeto. Cabe a ele acompanhar as atividades presenciais dos bolsistas de iniciação à docência sob sua orientação. O valor da bolsa para professor supervisor na escola é de R$ 765,00 mensais, com vigência do início das atividades em 2012 até julho de 2013. O Edital n°41/2012/Proens rege esta seleção de bolsistas e traz as informações completas para os interessados.

 

A previsão é de que divulgação do resultado dos bolsistas, sejam estudantes ou supervisores, seja no dia 31 de agosto para que as atividades do programa iniciem no dia 14 de setembro. O início das atividades será marcado por um evento de lançamento do Programa, em breve serão divulgadas mais informações.

O que é o PIBID?

É uma iniciativa que visa a qualificação da formação dos futuros docentes em nível superior para a educação básica, por meio do desenvolvimento de projetos que integram instituições de ensino superior e escolas públicas de educação básica. A intenção é contribuir com a valorização do magistério, elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura e simultaneamente, incentivar as escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério.

A ideia consiste em inserir os licenciandos no cotidiano das escolas públicas, trazendo para sua formação acadêmica experiências metodológicas e tecnológicas, aliando a teoria de sala de aula com o cotidiano da prática docente.A participação do IFPR nesse programa objetiva-se também consolidar os cursos de licenciatura existentes, ampliando sua qualidade, e fomentar a abertura de novos cursos.O PIBID IFPR está sendo coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino, através da Diretoria de Ensino Superior e Pós-Graduação e Coordenação de Curso Superior, e pelos Câmpus de Palmas através dos cursos de Licenciatura.