Idealizado pelo Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família, seção brasileira, o “Curso de Especialização em Família – Relações Familiares e Contexto Social” abre inscrições para o processo seletivo de candidatos. O início das aulas está previsto para 6 de março próximo. Acesse e conheça mais sobre o curso.
A Especialização Lato Sensu é referência em estudos sobre a família no Brasil, oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica de Salvador (UCSal), coordenado pelo bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom João Carlos Petrini – doutor em Ciências Políticas pela PUC/SP. A coordenação acadêmica está sob a responsabilidade da mestre em Família, professora Ariane Vieira Leite.
De acordo com a coordenação geral, a proposta do curso consiste em identificar e discutir as interfaces entre as diversas áreas das ciências humanas ligadas ao estudo da família, entendida em seu aspecto biopsicosocial e em repercussões para as políticas públicas. O objetivo é capacitar o profissional para uma atuação ética voltada para a promoção da família.
O curso é destinado aos graduados em cursos das Ciências Humanas, Sociais e de Saúde, cujo interesse seja a articulação sistemática e multidisciplinar acerca do objeto família ou que desejem se familiarizar com métodos, semântica e sintaxes adequadas ao tratamento do objeto-família.
Metolodogia e conteúdos
O Curso conta com corpo docente especializado, composto por mestres e doutores de renomadas universidades brasileiras e internacionais. A formação terá duração de 18 meses, com aulas quinzenais às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã, no total de 11h/aula por final de semana. As disciplinas obrigatórias e a Orientação de Trabalho Final do Curso resultam em carga horária de 407h.
Disciplinas oferecidas
Família e sociedade, Família e desenvolvimento humano, Família no direito contemporâneo, Família e subjetividades, Conjugalidade contemporânea, Família, saúde e relações intergeracionais, Família: lugar da socialização e educação, Juventudes e vulnerabilidades , Políticas públicas e família, Teologia do matrimônio e da família, Mediação de conflitos familiares, Família, vida e biotecnologias, Antropologia da família, Metodologia de pesquisa, Tópicos Especiais em Família.
Outras informações com o Instituto da Família: (71) 3245-3008 / 3245-3078
Fonte: CNBB