Homens, mulheres e adolescentes da cidade e interior de Marmeleiro participaram de um curso de capacitação em costura. As aulas foram ministradas pela instrutora do SENAR/PR Jucelina Isabel Viana e teve duração de 100 horas. O encerramento do curso, na semana passada, contou com a presença da presidente da APMI, Marilene Bandeira, primeira-dama de Marmeleiro. No discurso ela afirmou “esse curso só era feito durante o dia, mas as primeiras-damas de todos os municípios do Sudoeste solicitaram ao SENAR que fossem feitos a noite. Nós conseguimos,  foi um sucesso e pretendemos repeti-los mais vezes no ano que vem” finalizou Marilene.

Durante o curso, a instrutora foi rígida, conforme o relato da aluna Luciane Speorin que tem 17 anos de idade. Entretanto ela afirma que aprendeu muito e quer continuar investindo na profissão. Isabel, que ministrou o curso, disse que passou à eles o básico das técnicas e que para se desenvolverem mais, é necessário continuar praticando. O outro aluno, Sidnei Generoso, 32 anos, fez o curso com o objetivo de mudar o ramo de atividade desenvolvido.

Já o adolescente Tiago Gomes da Rosa, 16 anos, foi incentivado pela mãe que também fez o curso, exatamente para aprender uma nova atividade. Tiago, segundo a professora, aprendeu bem as técnicas e terá futuro, se continuar praticando a costura.

No final, Marilene elogiou todas as peças confeccionadas pelos alunos, entre elas, calças, bolsas, sacolas retornáveis, conjuntos e até camisas. Além de vários moldes que estiveram expostos, também. Ela disse ainda que esse foi o último curso do ano, mas que em 2015 serão realizados mais edições, inclusive de costura e outras atividades.