Na manhã desta segunda-feira (08) teve início o curso de corte e costura em Chopinzinho. A formação é uma parceria da Administração Municipal com o SENAI e acontece na “carreta do conhecimento” que está no pátio da prefeitura municipal.

Ao todo são 60 mulheres participando desta capacitação em três turmas, manhã, tarde e noite, com vinte participantes cada. A carreta permanecerá na cidade por 30 dias, tendo a duração do curso de 80 horas.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia de Chopinzinho, Fernando Colla, o curso foi escolhido após verificar a grande procura por qualificação neste segmento. “Agente fez um diagnóstico das principais atividades que estavam carentes dentro da possibilidade dos cursos ofertados, devido à demanda de mulheres desempregadas as com vontade de empreender no segmento, optamos pelo curso de corte e costura”, disse Colla.

Para o prefeito, Álvaro Scolaro, as mulheres que estão participando do curso terão a oportunidade de melhorar a renda familiar ocupando vagas de trabalho ou se tornando um micro empreendedor individual. “Acreditamos que as pessoas que fizerem essa capacitação terão mais condições de ocupar as vagas de trabalho e também de empreender, com isso melhorar as condições de renda de sua família”, salientou Scolaro.

Idealizado pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), em parceria com a Volkswagen e o Senai-PR, o projeto tem  previsão capacitar cerca de 2,5 mil pessoas com oito escolas móveis apenas nesse segundo semestre, em 46 cidades de todas as regiões.