O quadro semanal “Mexa-se” da Rádio Onda Sul FM é sucesso por esclarecer dúvidas dos ouvintes, bem como repassar dicas de atividades físicas. O personal Magnus de Sousa, comentou na última terça (30), entre outros assuntos, os treinos e dietas inspirados em blogueiras.

Eu estou fazendo uma dieta e os treinos de uma blogueira que sigo no Instagram. Ela já perdeu 8kg, mas eu não estou conseguindo fazer dois exercícios que ela mostra como faz. Gostaria de saber se devo fazer o que eu aguentar, ou teria outro exercício para substituir.

(Imagem Ilustrativa)
  • Compartilhe no Facebook

(Imagem Ilustrativa)

O profissional inicia fazendo uma alerta. “Eu tenho um receio com relação a você replicar uma atividade de uma pessoa que teve sucesso. É importante fazer um alerta para a população justamente com relação aos seguidores de Instagram, blogueiras e YouTubers, que demonstram exercícios. Conversando com alguns colegas, fica nítido que cada vez mais os exercícios apresentados nas redes sociais, nos canais de comunicação são mais intensos, isso para promover uma resposta rápida do organismo e um benefício, seja emagrecimento, hipertrofia.  Isso causa nos seguidores a sensação de que tem que se fazer aquilo ou daquela forma para ter resultado, não respeitando que cada ser humano é diferente e os níveis de condicionamento também.”

Magnus destaca que os resultados obtidos por determinada blogueira, YouTuber, podem não se repetir com a ouvinte, pelo fato de ela não ter conhecimento quanto ao que ocorreu por trás dessa ‘jornada de sucesso’ até conseguir o resultado. “Se para ela deu certo, não significa que para você vai funcionar. Adaptar os exercícios ou começar gradativamente é super importante. Então, se você está tentando fazer um treinamento e não está conseguindo, pode ser que ele esteja exigindo um nível de condicionamento superior ao seu.”

Como dica para a ouvinte, o personal orienta a procura por um acompanhamento profissional e adaptação do treino. “Sugiro que se você quer realmente fazer determinada programação, procure um professor de Educação Física Bacharel, que tem especialização em treinamento esportivo e contrate o aconselhamento do que pode ou não ser feito. Aí sim, se você quiser tentar seguir, siga, mas faça as adaptações que o professor indicar e você vai ter sucesso sem se machucar.”

 

Confira o áudio na íntegra:

 

Sobre o profissional:

Magnus de Sousa possui graduação em Licenciatura Plena (Licenciatura e Bacharelado) em Educação Física pelas Faculdades Integradas Católicas de Palmas (2002), Especialização em Musculação (2004), Especialização em Fisiologia do Exercício (2009), Especialização em Treinamento Esportivo (2007) e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação – Mestrado Avaliação nas Actividades Físicas e Desportivas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de Portugal (2012).

Atualmente é prestador de serviço – Personal Trainer e consultor na área de academia, estúdio e clínica de personal trainer, proprietário da MAGNUS – Clínica de Personal Trainer e Sócio proprietário da Academia Mais Fitness. Experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fitness e Welness, atuando nas áreas: esporte e rendimento, qualidade de vida e saúde, basquetebol, natação, avaliação física (Cineantropometria), prescrição de exercício, musculação, preparação física, condicionamento físico e ginástica laboral. Atua como docente de ensino superior em licenciatura no curso de Educação Física da FAED – UNISEP (Faculdade Educacional de Dois Vizinhos – União de Ensino do Sudoeste do Paraná) com as disciplinas de Fisiologia do Exercício, Treinamento Esportivo, Ginástica Laboral, Basquetebol, Medidas de Avaliação Física, Esporte de Alto Rendimento. É Delegado do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF9) e Vice Presidente da Associação de Basquetebol de Francisco Beltrão (ABFB).