“A juventude é papa, a juventude é papa…”. Com essa frase, jovens de Chopinzinho e Coronel Vivida cantavam em frente a Paróquia São Francisco de Assis, com muita energia para comemorar o retorno a suas casas e celebrar o fato do Papa Francisco ter tomado chimarrão numa cuia oferecida por jovens chopinzinhenses.

 

“Foi especial de mais, a gente não imaginava ficar tão próximo do papa, nunca imaginemos que ele tomasse chimarrão com a cuia do Gustavo (Gustavo Meloto). Entregamos também a bandeira do município para ele, então é dever cumprido”, dizia Denielton Biava, enquanto tocava pandeiro e comemorava com os demais jovens. 

 

 

Na chegada ao município de Chopinzinho, sudoeste do Paraná, às 15h30, uma carreata foi realizada pela área central do município. Pessoas colocaram panos brancos nas janelas dos prédios, outras acenavam aos jovens.

 

“O chimarrão é nosso”, com essas palavras e com a voz rouca Gustavo Meloto diz estar sem palavras depois de tudo o que aconteceu, “é fantástico você sair com uma perspectiva de um encontro e voltar com essa recepção. É emocionante, sem palavras”.

 

Segundo Meloto, a cuia receberá uma proteção nos próximos dias e ficará guardada de lembrança, após a bênção do Papa Francisco.

 

Para o Frei José Idair, Pároco da paróquia São Francisco de Assis de Chopinzinho, “é uma alegria a gente poder ter essa juventude aqui conosco, e nessa alegria, entusiasmo têm a certeza que isso vai trazer um novo vigor para nossa igreja de Chopinzinho, para nossa juventude”. 

 

 

Missa de Recepção

No próximo domingo (04) será realizada às 19 horas, uma missa de acolhimento para os 18 jovens de Chopinzinho que participaram da JMJ Rio 2013. Logo após uma confraternização para compartilhar as experiências vividas por cada jovem no Rio de Janeiro.