No dia 4 de fevereiro de 2014 foi constituído o CTG Rancho Crioulo em Francisco Beltrão, somando-se aos CTG’s Recordando os Pagos e Herdeiros da Tradição, refletindo a evolução do tradicionalismo gaucho em nosso município, que nos últimos anos vem registrando o surgimento de grupos e associações de cavaleiros, tanto na cidade quanto nas vilas do interior do município, que já somam mais de uma dezena de entidades organizadas.

Merece registro o DTG Querência do Marrecas do Marrecas Clube, o galpão de fogo de chão do Santa Fé Clube de Campo e o galpão crioulo da Unipar, demonstrando o apego de nossa população aos valores e tradição gaúcha.

O CTG Rancho Crioulo dará prosseguimento às parcerias que mantém com diversas entidades e continuará colaborando na realização de eventos, especialmente voltados a gastronomia típica gaúcha, sem deixar de incentivas os músicos locais que tem no seu repertório a música tradicional gaúcha.

A Patronagem ficou constituída tendo como Patrão Walmir Chicatto, 1º Vice Patrão Vanderlei Cesar Carniel, 2º Vice Patrão Rui da Cunha Machado, Secretário Cassio José Miecoanski, 2º. Secretário Eusébio Cavasotto, Tesoureiro Rodrigo Renir Comunelo, 2º. Tesoureiro Roberto José Bortot e conselheiros Julio Cezar Leonardi, Ezidio Salmoria, Albio Stüpp, Clóvis Volta, Anuar Berté, José Veronese.