Os jovens palmenses Bruna Kwiatkosvki e Lucas Padrilha Góis, estudantes do curso de Sistema de Informação do IFPR campus Palmas, apresentaram em São Paulo durante o evento Campus Party Brasil 2014, um software desenvolvido por ambos na  Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB). O Software Inna, que auxilia doentes com dificuldade de comunicação a expressar suas necessidades, possibilita a interação através do toque em ícones na tela de tablets e smartphones. Com isso, o doente que está impossibilitado de falar tem a oportunidade de demonstrar as suas necessidades, como comer e beber.

Conforme Bruna, através do evento, onde foi possível acompanhar palestas, demonstrações, work shops, surgiram novas ideias para aperfeiçoar o software. Segundo Gois, a área de tecnologia assistiva tem se expandido nos últimos anos e no evento, o assunto foi tema de debates, onde também foram apresentados outros projetos destinados à essa área.

Segundo Gois, a ideia para o software estava sendo desenvolvida desde 2010 e a oportunidade de colocar o projeto em prática surgiu a partir de uma visita da Incubadora Tecnológica de Pato Branco. Informou que o programa estará disponível ainda no primeiro semestre deste ano, em duas versões, uma versão demo, que poderá ser baixada de forma gratuita e o software completo, com todas as ferramentas disponíveis, através de uma loja específica para a comercialização de aplicativos na internet

Ouça a entrevista: