DSCN0331
  • Compartilhe no Facebook

Fotos: Nayara Lukdineila de Andrade, Fabiano de Castro e Clevelândia Online.

Depois de dois Parques Ambientais Municipais, o Poder Público de Clevelândia, criou ontem(28) o Corredor Ecológico do Vale do Rio Chopim. O decreto foi assinado pelo prefeito, Alvaro Felipe Valério, com o objetivo de preservar as matas, fontes hídricas, paisagem, biodiversidade de fauna e flora e gerar recursos

O corredor fará conexão entre as áreas destinadas à preservação e abrangerá toda a margem do rio Chopim com extensão de 100 metros. O Corredor vai desde a divisa com o município de Palmas e se estende até Pato Branco, numa extensão de 66,5 quilômetros. No espaço não serão permitidas instalações de qualquer empreendimento que possa representar prejuízo ao ecossistema.

O documento prevê em seis meses deverão ser identificadas e mapeadas todas as áreas degradadas que deverão ser recuperadas em dois anos, com a recomposição da mata ciliar com espécies nativas, especialmente frutíferas para que sirvam alimentos para as espécies que vivem nas áreas. Poderão ser estabelecidas parcerias para que as normas da legislação ambiental sejam cumpridas integralmente.

Além da preservação, os parques ambientais e agora o Corredor geram recursos através do ICMs Ecológico que serão utilizados para manutenção da FAMA (Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente), recentemente foi transformada em autarquia.