A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou em primeira votação a criação do 27º Batalhão da Polícia Militar em União da Vitória, Sul do Estado. Ao passar pela segunda votação, o projeto de lei nº 904/2015, de autoria do Poder Executivo, que fixa em 27.948 militares o efetivo da Polícia Militar do Paraná, recebeu emendas e retornou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

O Batalhão atenderá os municípios de abrangência da atual 2ª Companhia Independente, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória e mais os municípios de São João do Triunfo, Antônio Olinto e São Mateus do Sul. O 27º BPM será constituído por três companhias – duas em União da Vitória e uma em São Mateus.

A expectativa é que o efetivo policial se aproxime de 400 agentes na área do Batalhão, que conta com uma população de cerca de 200 mil habitantes. Estima-se que o projeto seja aprovado ainda este ano e que no inicio de 2016 tenham inicio os trâmites para a implantação da nova estrutura policial na região Sul do Paraná.