Foi lançado oficialmente na segunda-feira, 04 de julho, no Centro Empresarial de Francisco Beltrão, o programa Empreender Cresol. O novo modelo de negócio implementa em cinco cooperativas Cresol – Coronel Vivida, Francisco Beltrão, Pranchita, Ji-Paraná e Cresol Vale das Araucárias – a carteira de crédito para pessoas jurídicas de micro e pequenos negócios.

O projeto da Cresol tem como parceiros a Sociedade de Garantia de Crédito (Garantisudoeste/PR), o Sebrae e o TRIAS (Ong Belga). Durante o lançamento, foram assinados os convênios entre a Garanti Sudoeste e as cooperativas de Francisco Beltrão, Coronel Vivida e Pranchita.

Segundo o Conselheiro Presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, essa nova parceria com a Garantisudoeste vai possibilitar a geração de novos negócios e consequentemente de melhores resultados para as cooperativas e para os empreendedores. “Com a flexibilização na legislação, em 2015, as cooperativas ficaram autorizadas a atender o público de empreendedores, então pensamos no Projeto Empreender Cresol para suprir as principais necessidades financeiras dos pequenos negócios, fomentando o crescimento da região onde estamos inseridos”, destacou Thomé.

Na oportunidade Thomé também lembrou a importância desse novo passo para as cooperativas, e os desafios que estão por vir, “assim como em 20 anos de cooperativismo trabalhamos para o desenvolvimento do agricultor familiar, queremos agora iniciar uma caminhada de crescimento e avanços para o microempreendedor, mais um desafio para a Cresol que tem em sua missão a inclusão social com o foco em crescer junto com o seu cooperados”, lembrou o presidente.

Para o presidente da Garantisudoeste, Ademir Arisi, a parceria com uma instituição financeira como a Cresol é muito importante. “As operações de crédito possuem taxas de jurus menores e com transações mais seguras, e o principal é que o maior beneficiado com essa parceria será o empresariado local”, garantiu Arisi.

Convênios

Os convênios foram assinados pelo presidente da Gantisudoeste, Ademir Arisi, e pelos representantes das cooperativas. Na Cresol Beltrão a assinatura foi realizada pelo presidente Diomar Godinho; na Cresol Coronel Vivida o convênio foi assinado pelo presidente Ivan Duarte e pelo diretor secretário Vilmar Bombana; e na Cresol Pranchita assinaram o convênio o gestor Jucemar Santos e o representante Celso Grillo.

No evento a Cresol Beltrão também formalizou o primeiro contrato de liberação de crédito para a microempreendedora individual Edite Peres.

Presenças

O lançamento também contou com a presença do coordenador estadual de acesso a serviços financeiros do Sebrae/PR, Flavio Locatelli, da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Francisco Beltrão, Izete Passaia, do Conselheiro Presidente da Cresol Base Sudoeste, Valmor Sangaletti, do representante da Associação Comercial de Francisco Beltrão, Antônio Pedron, e do Consultor do Sebrae Pato Branco, Gilcindo Correa.