Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (16) a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão prestou homenagem ao Sistema Cresol pelos 20 anos de fundação. A iniciativa é do vereador Roberson Artifon Fiera (PT). Recebeu a placa, o presidente Alzimiro Thomé.

De acordo com Roberson é importante o reconhecimento do trabalho em prol de um novo projeto para o cooperativismo rural, pautado pela solidariedade, por meio de estruturas descentralizadas, com forma de rede e unidades pequenas, articuladas entre si e com a comunidade local, contribuindo para a democratização do crédito rural e para o controle social. Ele explica que as cooperativas são independentes e possuem suas próprias regras de conduta. Também são solidárias entre si, auxiliando-se mutuamente, com apoio financeiro, técnico e social.

O conceito de interação solidária expressa a ideia de responsabilidade compartilhada entre cooperados e dirigentes, que devem acompanhar e ter controle sobre seu funcionamento. A data de 10 de janeiro de 1996 marca a história do Sistema Cresol.

Neste dia foi inaugurada a primeira unidade, em Dois Vizinhos. No mês seguinte foi inaugurada a Cresol Marmeleiro e em seguida as de Laranjeiras do Sul, Pinhão e Capanema, fechando o ano de 1996 com cinco cooperativas e 1.639 sócios. Ainda em 1996 foi criada a primeira Base de Serviços (Baser), em Francisco Beltrão, para auxiliar os trabalhos realizados pelas cooperativas singulares. Mais tarde esta base tornou-se a primeira cooperativa central do Sistema. Em 2003 foi inaugurada a sede própria da Central Cresol Baser, também em Francisco Beltrão.

A partir de 2012 o Sistema Cresol Baser começou a ampliar sua área de expansão para fora do Sul do País. Regiões como Rondônia, Amazonas, São Paulo, Ceará, Pernambuco, Bahia e Mato Grosso do Sul, passaram a fazer parte da área da Cresol, assim como ações em territórios nos estados do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Hoje a Cresol é referência nacional, apresentando-se como o maior Sistema de Cooperativas de Crédito Rural Solidário do Brasil. A Cresol tem mais de 135 mil famílias cooperadas, nos estados do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Rondônia, São Paulo e Rio de Janeiro, abrangendo 450 municípios.