Entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro a Central Cresol Baser realizou mais uma etapa do curso de Capacitação em Gerenciamento de Cooperativas de Crédito (GERCOOP) para os Conselheiros Presidentes do Sistema.

Nesta etapa, esteve presente no primeiro dia do curso o consultor em crédito e desenvolvimento rural da Avante Consultoria, João Luiz Guadagnin, que possui grande experiência em crédito rural e pode contribuir com o seu conhecimento acerca da criação do crédito e das políticas de crédito rural no Brasil, desde o seu histórico até os momentos atuais.

O consultor apresentou um breve resumo sobre a viabilidade das cooperativas de crédito, assim como a estrutura para o atendimento a seus cooperados e o nível de conhecimento das pessoas que fazem parte das cooperativas, o qual deve ser aprimorado a cada dia. Segundo o palestrante, a Central Cresol Baser tem proporcionado esses momentos de partilha de conhecimento entre todos os colaboradores, diretores e presidentes do sistema.

Também foram destacados pontos relacionados a geração e/ou manutenção de ocupações produtivas e empregos no campo; geração de renda com baixo custo de investimentos; retenção da população em pequenos municípios e a interiorização do desenvolvimento; produção de alimentos com menores danos ambientais; Agricultura Familiar como base da produção de alimentos consumidos no Brasil; diversificação da produção; gestão da unidade familiar; visão da agricultura familiar e, por fim, fortalecimento dessa base agrícola.

Crédito da foto: Assessoria Cresol
  • Compartilhe no Facebook

Crédito da foto: Assessoria Cresol

Carteira de Crédito

Colaboradores do departamento da Carteira de Crédito da Central Cresol Baser deram continuidade ao encontro, apresentando o fluxo do crédito desde o momento em que o produtor apresenta a intenção do financiamento até o momento da liquidação das prestações.

Conforme o coordenador do departamento, Marcos Olair Kempf, foi destacado pontos relevantes sobre a documentação necessária para a contratação, além da responsabilidade do analista na efetivação dessa contratação, as etapas que a solicitação irá passar até sua efetivação e pontos que devem ter atenção especial no projeto técnico, nas informações constantes nas propostas de crédito e na comprovação fiscal.

Também foi realizada uma apresentação sobre as linhas de crédito disponíveis para contratação no Sistema Integrado de Crédito – S.I.C., suas particularidades e detalhes que merecem ser verificados antes de efetivar as contrações.

“A apresentação sobre projeto técnico mostrou pontos fundamentais quanto capacidade de pagamento do beneficiário, como os itens que serão financiados e o impacto na concessão do crédito, visto que ocorre ligação direta entre o item financiado e a produção esperada com o objeto do financiamento”, explicou Marcos.

No último dia do encontro, foi realizada uma apresentação sobre o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (PROAGRO) que deteve a atenção de todos os presentes, principalmente para motivos em que o pedido de análise de PROAGRO é indeferido, gerando desconforto com os cooperados que esperam um ressarcimento pela perda, visto que esse é o objetivo do programa.

O departamento da Carteira de Crédito da Central Cresol Baser, responsável por essa etapa do curso, avaliou positivamente o encontro em razão da troca de informações e do conteúdo que foi repassado aos participantes.