Por Lucas Moraes – Nesta quarta-feira (12), é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Com intenção de conscientização desta data, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Palmas, Sul do Paraná, está realizando entrega de kits de conscientização para motoristas da cidade.

Conforme o Assistente Social, Daniel Regis Oliveira, várias práticas de trabalho infantil são notadas no município, porém são registradas poucas denúncias, o que acarreta desconhecimento da sociedade se tornando prejudicial ao menor.

Em Palmas existe outro fator que é considerado uma forma de trabalho infantil: a mendicância. Explica Oliveira, que o menor passa o dia pedindo esmola nas ruas e na maioria dos casos acaba privado de sua liberdade.

Por outro lado, o assistente social destaca que tarefas de casa não se enquadram como trabalho infantil, pois elas podem e devem ser feitas para ajudar no desenvolvimento das crianças e adolescentes. Porém, elas não devem ser de total responsabilidade dos menores.