Com o intuito de “Resgatar e Fortalecer os Vínculos Familiares e Sociais” o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS idealizou passeio com os adolescentes do Projeto AFAI – Atenção às Famílias dos Adolescentes Internados por Medida Socioeducativa. Na última quinta-feira, 27, o grupo visitou os pontos turísticos do município de Foz do Iguaçu.

O passeio contou com a presença dos jovens do Projeto AFAI e do ProJovem, além da  equipe multidisciplinar envolvida com o programa, que conta com a participação de técnicos do CRAS, Conselho Tutelar, Polícia Militar e Secretaria de Saúde.

Pela manhã, a visita iniciou no complexo turístico da Itaipu Binacional onde os jovens puderam conhecer mais sobre a história da usina hidrelétrica, bem como observar toda a infraestrutura da Itaipu através dos mirantes e passeio de ônibus. No Parque Nacional do Iguaçu, foi possível visualizar a riqueza da fauna e da flora do Parque das Aves. Em seguida, visitaram as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza.

De acordo com o assistente social do CRAS, Samuel Solano, a avaliação foi positiva. “Sentimos muito envolvimento da parte deles durante a viagem. Foi uma ótima oportunidade de integrá-los ao grupo”, afirma. A partir de agora, serão realizadas oficinas de boa conduta, primeiros socorros, campanha de prevenção ao uso de drogas e exploração sexual.

O Projeto AFAI faz parte do Programa Família Paranaense e objetiva estabelecer uma rede municipal integrada de proteção às famílias dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Prioriza também o acesso dos jovens aos seus direitos fundamentais, evitando negligência, opressão e discriminação.