Os deputados que compõem a CPI da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa do Paraná aprovaram no dia 30 de abril, na primeira reunião oficial após a implantação,  um plano de ações e o cronograma de trabalho apresentados pelo presidente da comissão, deputado Paranhos (PSC). Durante a reunião também foram eleitos os deputados Professor Lemos (PT) e Gilberto Martin (PMDB) como vice-presidente e relator adjunto, respectivamente. “Aprovamos um plano de ações em três frentes, com audiências públicas em três regiões do estado, visitas às principais cidades para coleta de informações e reclamações dos usuários e oitivas na Assembleia para depoimentos de convocados”, explicou Paranhos.

Por sugestão do deputado Nereu Moura, os membros da CPI aprovaram encaminhamento de um requerimento de plenário, com uma solicitação à Mesa Executiva da Assembleia Legislativa, para que passe a contar o prazo da comissão a partir da publicação da posse dos seus membros e não a data de sua instalação em novembro do ano passado. “Entendemos que o regimento interno da Casa nos ampara nesse pedido, considerando que a CPI passa a existir oficialmente quando da nomeação do presidente e relator”, argumentou Moura.

Entre as ações propostas e aprovadas está a locação de um veículo (uma van) caracterizado, que cumpriria uma agenda de deslocamentos pelas principais cidades do estado com o objetivo de coletar informações e registrar o índice de satisfação dos consumidores com o sistema de telefonia móvel. Esse trabalho seria feito em parceria com o Procon estadual, Procons municipais, faculdades de Direito de cada região visitada, Ministério Público, OAB-PR e prefeituras.

As visitas ao interior, segundo o cronograma, começaram em Foz do Iguaçu no dia 08 e 09, quarta e quinta-feira. Em Francisco Beltrão a unidade móvel com a equipe, que vai ouvir a manifestação da população, estará nos dias 13 14 de maio. Em seguida serão ainda visitados os municípios de Guarapuava, Ponta Grossa, Cascavel, Maringá, Londrina, encerrando em Curitiba.  

Composição da CPI

A CPI da Telefonia Móvel é composta pelos deputados Paranhos (PSC), Nereu Moura (PMDB), Gilberto Martin (PMDB), Professor Lemos (PT), Roberto Accioly (PV), Luiz Carlos Martins (PSD) e Bernardo Carli (PSDB).