Por Evandro Artuzi
Terá início nas praias artificiais de Nova Prata do Iguaçu e Cruzeiro do Iguaçu, no dia 15 de dezembro, a operação verão 2012/2013, do Corpo de Bombeiros do Paraná. Até março do ano que vem esses locais vão contar com a presença de salva vidas militares para garantir a integridade e a segurança de turistas. Também já foram vistoriados os balneários e demais locais particulares, que deverão contar com a presença de guarda-vidas civis.

 

O coordenador da operação no 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Francisco Beltrão, Tenente Ribas, confirma a data e explica como será o trabalho. Segundo ele, os banhistas poderão contar com os salva vidas nas prainhas artificiais constantemente. O número de militares nas praias de Cruzeiro do Iguaçu e Nova Prata do Iguaçu ainda não foi definido pela coordenação. Um teste para recrutar os salva vidas está marcado para o dia 07 de dezembro.

 

O Corpo de Bombeiros tem uma preocupação muito grande com a vida, por isso espera contar com a colaboração dos banhistas para que nenhum incidente ocorra nas praias artificiais e balneários da região. Conforme dados oficiais da instituição, ao longo desse ano foram registrados sete casos de afogamentos na microrregião de Francisco Beltrão, os últimos em Salgado Filho no mês de outubro. Os demais foram em Francisco Beltrão, Capanema, Dois Vizinhos e Cruzeiro do Iguaçu. Os dados referem-se ao período de janeiro a novembro.