Nesta época do ano, quando o calor é intenso com a chegada do verão, as pessoas buscam os alagados, rios e piscinas para se refrescarem, com isso aumentam os casos de afogamentos.

Neste domingo (26), cinco pessoas da mesma família morreram afogadas ao caíram no rio Jangada, na região do Marco 5, interior de General Carneiro. Segundo informações, uma adolescente teria caído no rio e afundado, momento em que outras duas pessoas – um adulto e outra menor de idade – tentaram salvar a menina e também foram levadas pela água. Mais duas crianças também teriam caído no rio.

O repórter Islan Roque, da rádio Onda Sul FM, conversou com o Tenente Candido, do 10º do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, e segundo ele, em casos de afogamentos, as pessoas que estão próximas não devem entrar na água para tentar salvar a vítima, de acordo com o Tenente, o ideal é jogar um objeto flutuante e chamar imediatamente os socorristas Corpo de Bombeiros. “Primeiramente é focar sempre na prevenção, não fazer uso de bebidas alcoólicas antes de entrar nos rios, lagos ou piscinas, sempre cuidar muito das crianças, fazer a utilização de coletes salva-vidas, e quando acontecer o fato, é importante que não entrem na água para tentar retirar a vítima, o salvamento é de difícil realização, então a nossa dica é que seja lançado sobre a água algum objeto flutuante ou que seja tentado alcançar a vítima com algum objeto, galho, garrafas, caixa de isopor, tentar lançar alguma coisa para essa vítima se agarrar e prontamente acionar uma equipe do Corpo de Bombeiros através do número 193.”

Confira o áudio da matéria na íntegra: