No ano de 2012, foram realizados uma série de estudos e projetos sob a perspectiva de que o Corpo de Bombeiros de Palmas, sul do Paraná, fosse elevado à categoria de Subgrupamento, abrangendo, na época, além de Palmas, General Carneiro e União da Vitória. A expectativa era de que a assinatura e o anúncio por parte do Governo do Estado acontecessem no 2º semestre daquele ano.

Porém, a possibilidade de ampliação não se concretizou e o projeto continua sobre a mesa do governador do Paraná, Beto Richa, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Palmas, Sgt. Clovis Maccari. Conforme ele, nesse ano, somente a corporação de Francisco Beltrão, além de outra no norte do Estado, conseguiram a elevação de categoria, passando à Grupamento de Bombeiros.

Destacou que, para que Palmas consiga essa promoção, há a necessidade de articulação política. “Porque gera um custo maior, maior efetivo na região e tudo isso deve entrar no planejamento do Estado, para ver se é viável. Quem sabe, no futuro, possa acontecer essa ampliação sim.”, apontou.

 

Além do aumento no efetivo regional, será necessária a ampliação da estrutura física do CB de Palmas. O edital para licitação já foi lançado e as obras deverão ser iniciadas em breve, após a realização de um novo processo licitatório. As reformas deverão atingir uma área de 700 m², com investimentos superiores a R$ 880 mil, oriundos do FUNREBOM (Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros).

União da Vitória             

No mês de junho, foi inaugurado o quartel do Corpo de Bombeiros de União da Vitória. Por mais de 40 anos, o município foi atendido pela guarnição de Porto União (SC). A nova unidade conta com 21 bombeiros, uma ambulância e um caminhão para o combate à incêndios.

O novo batalhão é subordinado ao comando do Corpo de Bombeiros de Irati.