Com ampla liderança no Campeonato Brasileiro, o S.C. Corinthians e o Flamengo, derrotado no clássico do último domingo (27) pelo Vasco da Gama, são os times com mais seguidores entre os internautas de Palmas, sul do Paraná. É o que aponta o Mapa das Curtidas dos Times do Brasil, uma parceria entre o GloboEsporte.com e o Facebook, que realizou o levantamento das mais de 50 milhões de curtidas em páginas oficiais de 43 clubes do país.

Segundo os organizadores, os dados não podem ser considerados como pesquisa porque não têm base científica: não têm estratificação por idade, classe, gênero ou outros itens que poderiam configurar a representação de uma população. Além disso no Facebook, um mesmo torcedor, por exemplo, pode curtir mais de um time (a frequência, porém, é pequena). Até por isso, os dados do mapa são amplos. O Brasil tem 96 milhões de pessoas no Facebook, quase metade da população do país. Desses, mais de 50 milhões curtem páginas oficiais de clubes. De acordo com os organizadores, não é um trabalho de pesquisa de torcidas, mas um retrato de curtidas de cada equipe na rede social.

O atual líder do Brasileirão lidera as curtidas em Palmas com 24,9%, seguido do Flamengo com 15,6%. O Grêmio é o 3º com 12,8%, com o São Paulo em 4º com 11,4% e o Palmeiras fechando os 5 mais “curtidos” com 8,1%. O Top 10 palmense tem ainda o Internacional (7,3%), Santos (4,4), Chapecoense (3,9%), Atlético-PR (3,6%) e, incrivelmente, Vasco da Gama com 1,4%, empatado com o Coritiba. Na lista ainda aparecem Cruzeiro, Botafogo-RJ, Atlético-MG, Paraná Clube, Figueirense, Bahia, América-RN, Campinense, Ceará, entre outros.

No ranking nacional, o Flamengo lidera as torcidas em mais de 2,6 mil cidades, enquanto que o Corinthians é o preferido dos internautas de 1,4 mil municípios brasileiros. No sudoeste do Paraná, o Grêmio é o time com mais simpatizantes em 37 dos 42 municípios da região. O Corinthians é o líder nos outros cinco, enquanto que o Internacional é o segundo mais querido em 22 cidades.