O Coral e a Orquestra da UTFPR de Francisco Beltrão irão apresentar-se em um Concerto no Espaço da Arte, no domingo (21). O evento terá início às 20h e para prestigiar basta levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição para beneficiar pessoas carentes. O evento já está consagrado no município pela pontualidade e por apresentar música de qualidade. Este será o 4º Concerto regido pelo maestro e professor da universidade, Mauro César Cislaghi e terá participação especial de solistas e bailarinos do Ballet Mirna Pecóits.

O Concerto será dividido em quatro momentos. O primeiro será apresentação só dos coralistas, seguido por peças executadas apenas pela orquestra. No terceiro momento a orquestra sobe ao palco com o ballet e para finalizar orquestra e coral apresentam-se juntos.

Segundo o regente o repertório foi pensado para agradar diversos gostos musicais, desde clássica até rock. “Um dos clássicos é o Coro dos Escravos Hebreus. A peça é um dos movimentos da ópera Nabucco, do compositor italiano Giuseppe Verdi, escrita no ano de 1842. E quem curte rock, curte The Beatles”, contou o maestro.

Os integrantes dos grupos são alunos, servidores da UTF e membros da comunidade beltronense. Os grupos musicais surgiram em 2013 a partir do projeto “Música na UTF”. As atividades são gratuitas e para participar basta ter aptidão e participar dos encontros semanais.

Participações especiais

A apresentação contará com a participação das bailarinas Carolina Ribeiro, Mariline Franzoni Modanese e Roberta Pecoits, do Ballet Mirna Pecoite. Além disso, o pianista Thiago Fabrin e o violonista Fábio Girardello, que são músicos da orquestra, executarão peças como solistas. O evento também terá solo da cantora Helen Faroline Zonta Abilhôa.

Projeto de música na UTF

A universidade tem atividades de extensão de música. As atividades são gratuitas, oferecidas tanto para alunos e servidores, quanto para a comunidade em geral, e há possibilidades para todos os gostos.

– Coral da UTFPR – FB

O Coral da UTFPR – FB apresenta como objetivo desenvolver a prática musical de qualidade e a interação social por meio do canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural da universidade.

– Oficina de Iniciação Musical

A oficina de iniciação é para quem quer aprender a tocar um instrumento. As aulas são coletivas e os instrumentos oferecidos são teclado e xilofone.

– Orquestra da UTFPR – FB

Orquestra que trabalha na fronteira entre a música erudita e popular, cuja proposta de repertório busca executar músicas eruditas mais acessíveis ao público, assim como dar um tratamento sinfônico à música popular.

Pré-requisitos: tocar um instrumento musical e ler partitura.  Para ingressar na Orquestra é necessário fazer um teste.