Os trabalhos de  normalização no fornecimento de energia elétrica nos municípios de Clevelândia, Palmas e Coronel Domingos Soares deverão ser concluídos nesta segunda-feira(05), após interrupções totais ou parciais em várias localidades atingidas pelos temporais entre o final do mês de outubro e início deste mês. A informação é do Gerente Regional da Copel, Douglas Bausewein, ressaltando que todas as equipes, inclusive de outros municípios, foram mobilizadas para os serviços.

Levantamento da Copel repassado nesta tarde ao RBJ,  aponta que somente no município de Palmas, das 15.853 unidades consumidoras, 4.350 foram atingidas. Um total de 67 unidades ainda estavam sem energia até esta segunda-feira(05).  Em Coronel Domingos Soares, das 2.411 unidades, 56 ainda estão desligadas.

Entre os dias 30 e 31 toda o perímetro urbano domingossoarense ficou sem energia por cinco horas, sendo que  1.500 unidades consumidoras, ficaram desabastecidas por seis horas. Em ambos municípios foram 17 postes quebrados e outros 105 cabos rompidos. No dia 03 foram atingidas pelo desbastecimento, 1922 unidades“Há uma situação que numa mesma rede ocorreram três quedas de postes e rompimentos dos cabos em mais de de pontos”, informou o gerente.

Explicou que a demora no restabelecimento é próprio dos procedimentos técnicos que devem ser adotados e que ficam agravados pelo difícil acesso em alguns locais. “Tivemos até mesmo a ajuda de agricultores que com seus tratores levaram os nossos caminhões próximos dos postes caídos”, explicou.

Garantiu que em nenhum momento a Copel deixou de buscar as soluções e está mobilizada para atender a todos. “Hoje pretendemos zerar algumas ocorrências de Coronel Domingos Soares, ficando poucos serviços para amanhã”, destacou.

Por outro aspecto relatou que estão sendo substituídas as chaves repetidoras por equipamentos mais avançados, que, ao invés de desarmarem apenas causam oscilação na tensão, mas garantem a continuidade no abastecimento. “ Foram trocados 300 isoladores na rede que abastece a cidade e interior de Coronel Domingos Soares”, disse ele.

Além disso, já está prevista a construção de uma nova rede, que inclusive foi discutida em Audiência Pública. A demanda foi novamente apresentada pela prefeita, Dona Maria e vereadores domingossoarenses. “A Copel está analisando as reivindicações de melhorias na rede e, posteriormente, dará uma resposta aos governantes e à população”, garantiu.