Postado por Evandro Artuzi com informações da assessoria Cresol
No período de 13 a 17 de agosto o Sistema Cresol Baser representou o Brasil no 56º Congresso Internacional de Jornalistas da Agricultura Familiar realizado em Estocolmo na Suécia.

 

O processo de seleção dos candidatos dos países se deu por meio de avaliação de artigos e materiais relacionados à agricultura familiar e as realidades apresentadas de cada País, e a assessora de imprensa e jornalista das Cooperativas Cresol, Analice Lourenci, foi a representante escolhida do Brasil apresentando através da história de lutas e conquistas dos agricultores familiares do Sistema Cresol, uma experiência muito rica e que despertou o interesse nos demais países participantes.

 

Durante o Congresso aproximadamente 200 jornalistas dos mais variados países conheceram a experiência brasileira com destaque as boas práticas do cooperativismo de crédito da Cresol na questão da inclusão social e do cooperativismo solidário.

 

56º Congresso – Suécia
A temática do 56º Congresso Internacional de Jornalistas da Agricultura Familiar foi “soluções para um futuro verde”, onde questões como a sustentabilidade, produção agroecológica, energias renováveis e proteção ao meio ambiente estiveram presentes em todas as discussões.

 

Também durante o Congresso foi visitado diferentes atividades agrícolas do País, destacando a forma ambientalmente correta com que cada agricultor familiar trabalha em sua propriedade.

 

Federação Internacional de Jornalistas Agrícolas
A Federação Internacional de Jornalistas Agrícolas (IFAJ) foi formada em 1956 com o interesse em organizar um grupo internacional de jornalistas agrícolas para discutir questões agrícolas e trabalhar em prol aos agricultores nas diferentes realidades de cada País. O próximo Congresso será realizado na Argentina em 2013.