por Ivan Cezar Fochzato

 

Uma pesquisa realizada por estudantes de Ciências Contábeis do IFPR, campus Palmas, foi apresentado no XIX Congresso Brasileiro de Custos, entre os dias 12 e 14 de novembro, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.Durante o evento, as acadêmicas Bruna Guinzelli, Franciele Aparecida Finato Cerutti e a professora Leomara Battisti apresentaram um artigo de produção científica de estudo de caso realizado numa indústria de erva mate, a partir de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) das estudantes.

O objetivo deste trabalho foi observar o processo produtivo a fim de identificar quais os custos e as despesas existentes e analisar qual método de custeio  seria mais adequado à mesma considerando sua realidade e suas necessidades.

 

Conforme prof. Leomara Battisti foi muito importante a participação no Congresso, que é um dos principais na área de contabilidade e  que acontece anualmente com a presenças de pesquisadores  da área de todo o país. “É fundamental motivar a pesquisa e a produção científica desde a graduação permitindo aos acadêmicos, ainda em fase de formação, estar  em eventos em contato com outros pesquisadores”, destacou.

 

As acadêmicas, por sua vez, ressaltaram que foi altamente produtivo para ampliar do conhecimento na área contábil e  pela possibilidade do contato com diversos mestres e doutores presentes. ” A participação  coroou todo o esforço feito durante a pesquisa e a elaboração do TCC, comemoraram.