Por Evandro Artuzi com informações da Assessoria

O cônsul geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Salvatore Di Venezia, visitou nesta semana o Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná. Na manhã de quarta-feira, 31, ele esteve na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) em Francisco Beltrão onde foi recebido pelo prefeito de Salto do Lontra e presidente da entidade, Luiz Carlos Gotardi e outras lideranças de vários segmentos da sociedade.

Salvatori De Venezia disse que esta viagem serve para conhecer um pouco mais sobre a região e estreitar os laços de parceria entre os dois países. “Além de conhecer e saber mais sobre estas duas regiões, Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, também tivemos alguns encontros para tratar da implementação de cursos de língua e cultura italiana e sobre temas relacionados a área econômica. Sabemos que já existe laços e contatos com a Itália, e um exemplo é na produção de queijos. Percebemos que o Brasil já se desenvolveu bastante, mas entendemos que podemos crescer sempre mais e buscar novas formas de colaboração. Nestes três dias que estive aqui, percebi que a região é muito interessante especialmente quanto às agroindústrias, e neste sentido a Itália poderá oferecer novas tecnologias para melhorar a quantidade e a qualidade destes produtos” disse.

O prefeito de Salto do Lontra e Presidente da Amsop, Luiz Carlos Gotardi evidenciou vinda do cônsul da Itália à região. “É uma alegria para o Sudoeste do Paraná, receber Salvatori De Venezia e dessa forma estreitar as relações ligadas às nossas universidades, ao agronegócio, a cultura, entre outros, afinal, a nossa região tem um predominância muito grande da cultura italiana. Portanto, penso que foi um encontro muito importante para que as parcerias sejam mantidas e novas possam ser firmadas, fortalecendo ainda mais este laço entre os dois países em um curto prazo” finalizou.