Nesta terça-feira, dia 27 de maio, no final da tarde, os dez vereadores de Francisco Beltrão se reuniram e chegaram a um consenso sobre o número de vereadores a partir da próxima legislatura. Depois de um amplo debate foi definido que serão 13 vagas para o Legislativo. A Mesa Diretora já protocolou um Projeto de Emenda à Lei Orgânica para que seja feita a adequação. O Projeto foi subscrito por todos os vereadores.

A sociedade beltronense, através dos segmentos organizados, participou diretamente da discussão, através de representantes de entidades, associações, dirigentes de partidos políticos, imprensa e outros setores. Foram realizadas três audiências públicas. Ao final todos tiveram a oportunidade de opinar. A maioria citou 13 ou 15 e os vereadores optaram por 13.  Atualmente o município possui dez vereadores e, conforme determina e lei, que se baseia no número de habitantes, poderia chegar a 17.

Atualmente a Lei Orgânica do Município não dispõe o número exato de vereadores em sua redação, o que causou grandes transtornos na legislatura passada, justificando esta iniciativa. A meta é que este projeto seja votado até meados do mês de julho. A primeira votação será em junho e a redação final será votada em julho.