Os novos conselheiros tutelares de Francisco Beltrão foram empossados nesta sexta-feira (10). A cerimônia foi realizada na sala de reuniões da prefeitura. Adair Carlos Machado, Elton de Vargas, Hildegard Reichert, Luiz Renato dos Santos e Rodrigo Raota Jonikaites são os novos conselheiros titulares, com mandato de quatro anos.

Os cinco titulares foram diplomados e empossados. Os suplentes foram diplomados, pois assumirão a função quando houver necessidade. Os suplentes são Deivid de Oliveira Ouriques, Elias Celso Antunes, Sidimar Martins da Cunha, Rodrigo Tognon e Andressa Ize Niclote. A eleição foi realizada no dia 6 de outubro de 2019, com 22 candidatos.

Após a posse, eles se reuniram para escolher o primeiro presidente da atual gestão. Luiz Renato dos Santos foi escolhido pelos demais membros para presidir o conselho. A cada seis meses é eleito um novo presidente para que durante o mandato todos possam exercer a função.

O Conselho Tutelar tem a missão de zelar por crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus direitos violados, seguindo o Estatuto da Criança e do Adolescente. É um órgão público vinculado à prefeitura, mas autônomo em suas decisões. Seus membros são escolhidos pela comunidade através do voto direto. Funciona da rua Alagoas, bairro Alvorada, no prédio onde ficava o CRE. Contatos pelo telefone (46) 3523-1243 ou pelo número de plantão (46) 98406-8504.