Três conferências acontecerão em Francisco Beltrão nas próximas semanas. Os eventos envolvem a comunidade, segmentos específicos e representantes do Estado e visam debater e subsidiar os governos com políticas públicas para cada área.

A mais adiantada é a Conferência de Educação, que acontecerá nos dias 22 e 23 e já teve a realização de duas pré-conferências, no campo e na cidade. Pais, alunos, gestores e educadores participarão do evento, dividido em seis eixos temáticos e que traçará as metas da educação para os próximos anos.

Já a área de Assistência Social realiza nesta quarta-feira, dia 15, sua pré-conferência, tendo por tema a gestão e o financiamento para efetivação do Suas (Sistema Único de Assistência Social). Participam usuários, prestadores e entidades, que no dia 10 de julho voltarão a se reunir na conferência, em que serão avaliadas e aprovadas as propostas.

Já a Conferência das Cidades está programada para o dia 28 de maio. Antes, porém, acontece a pré-conferência, que terá a participação de representantes de instituições da área de engenharia, arquitetura, desenvolvimento urbano, meio ambiente e associativismo, além do poder público.

Todas as conferências, após a etapa municipal, serão realizadas em âmbito estadual e nacional.