Foi realizada nesta quinta-feira (19), no Centro Cultural Dom Agostinho, a Conferência Pública para Revisão do Plano Diretor de Palmas. Essa foi a última etapa do processo no âmbito do Poder Executivo. Agora, o Plano Diretor passará a ser discutido pela Câmara de Vereadores.

Na Conferência foram debatidos aspectos da Minuta de Lei da Revisão do Plano Diretor, seus princípios, diretrizes, estratégias e instrumentos que deverão reger a política urbana do município nos próximos 10 anos.

O diretor da empresa Urbtec, responsável pela condução do processo de revisão, Gustavo Taniguchi, destacou o papel da comunidade no acompanhamento das discussões sobre o Plano Diretor também no âmbito do Legislativo, além de fiscalizar a implementação desse plano após aprovado. Ouça no player abaixo:

Com a finalização do processo, a Câmara de Palmas se prepara para receber o projeto do novo Plano Diretor. Entretanto, por estar próximo da finalização da atual legislatura, o presidente da Casa, Marcos Gomes, encaminhou requerimento ao Poder Executivo para que o Plano Diretor seja encaminhado para a Câmara apenas em 2021.

Ressalta o vereador que a discussão do plano envolve muito trabalho de análise pelos parlamentares e segmentos da sociedade, não havendo tempo hábil para a votação neste ano. Pelo regimento interno da Câmara, os vereadores não podem deixar projetos em aberto para votação no próximo ano. Ouça no player abaixo: