O significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo, cuja comemoração acontece há mais de 1600 anos no dia 25 de dezembro. Por isso, a palavra “natal” significa “do nascimento”. O dia de natal foi estipulado pela Igreja Católica no ao de 350 através do Papa Julio 1º, sendo mais tarde oficializado como feriado.

Atualmente, a comemoração natalina se mistura a figura do Papai Noel, personagem que foi

inspirado no bispo turco Nicolau, que por caridade, distribuía presentes aos pobres. Entretanto, na opinião da igreja católica, a figura do Papai Noel trouxe um caráter comercial para a data, perdendo, de certa forma, a finalidade principal que é o nascimento de Jesus. O momento deve ser de solidariedade e renovação da Fé.

Símbolos

Na tradição católica existem símbolos que tem por finalidade por representar um momento da história. Nesse viés, as esculturas e quadros que enfeitavam os templos na antiguidade, serviram de inspiração para que fossem criados os presépios. Por isso, com a chegada do advento, os religiosos têm por costume montar e retratar um momento vivido por Jesus, Maria e José com outras pessoas e animais.

Em Francisco Beltrão, quem for à concatedral Nossa Senhora da Glória vai se deparar com um presépio, quase que em tamanho real, feito pelas colaboradoras da paróquia, Ivete, Rita Raquel e Dirciane.

A ideia de retratar esse momento de Jesus foi elogiado pelo pároco Dilonei Pedro Muller que agradeceu ao empenho e dedicação das fiéis.

 
presépio 4 cmyk
  • Compartilhe no Facebook