Por Evandro Artuzi 

O Santuário de Nossa Senhora da Salete, em Rio Elias, Renascença, está sendo preparado para mais uma edição da Romaria de Nossa Senhora da Salete. Neste ano, a celebração religiosa vai acontecer no dia 18 de setembro, entretanto, caravanas de fiéis já vistam o Santuário há vários dias.
Conforme o reitor, Padre Jorge Schafaschek, caravanas dos decanatos das paróquias de Dois Vizinhos, Santo Antonio do Sudoeste e São João já estiveram no local.
Na última sexta-feira (22/07), foi apresentada a imprensa regional toda programação da 48ª Romaria. Nesta edição, a programação será semelhante à de anos anteriores, garantiu o reitor do Santuário, padre Jorge Schafaschek.
O reitor e a comunidade buscam, com a proximidade do jubileu de ouro, inserir o Santuário no turismo religioso. Para isso se concretizar, um projeto para construção de acomodações para que visitantes possam se hospedar no local.
Também é aguardado há tempos o asfaltamento da estrada de acesso ao Santuário, que liga os municípios de Bom Sucesso do Sul e Renascença. A obra foi prometida pelo então governador Orlando Pessuti, mas não aconteceu durante sua gestão por falta de recursos.
Agora, conforme o prefeito de Bom Sucesso do Sul, Elson Munaretto (PMDB), a reivindicação foi feita ao novo governo, que se comprometeu em executar a obra.
Recentemente o assunto foi discutido entre o governador Beto Richa (PSDB) e o Bispo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, Dom José Antonio Peruzzo. Richa garantiu que a obra acontece assim que houver a disponibilidade de recursos.
Para a Romaria deste ano são esperados aproximadamente 20 mil visitantes, adiantou Vanderlei Martins, um dos membros da comissão organizadora. Conforme ele, algumas melhorias na estrutura estão acontecendo com objetivo de atender melhor os fiéis.

OUÇA