Com café da manhã e muitas perguntas, aconteceu na manhã desta terça-feira, 18 de março, a primeira coletiva de imprensa após o término da Expobel 2014. A reunião aconteceu na Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) com a presença do Comitê Gestor da feira. O vice-prefeito e presidente da exposição, Eduardo Scirea (PT), destacou a união das forças – Prefeitura Municipal, Acefb, Rural Leite e Sociedade Rural. “A gestão compartilhada foi importante para o sucesso da feira.

Não podemos esquecer que a Expobel é um patrimônio, um cartão de visitas do município para todo o Brasil.” Scirea enalteceu a cobertura dos veículos de comunicação nos dez dias da exposição. “A imprensa trabalhou de corpo e alma para que o público ficasse bem informado”, disse Scirea. “Destaco também a transparência com que o Comitê Gestor tratou a questão financeira”, completou.

Resumo

Alberi Agnoletto, presidente da Sociedade Rural, informou que todos os animais que entraram na pista de leilão foram vendidos. “Foram mais de 3 mil animais comercializados, gerando mais de R$ 3 milhões em negócios.”

Antonio Pedron, presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) e coordenador geral da 26ª Expobel, elogiou o trabalho realizado por setores fundamentais da sociedade. “Não aconteceu nenhum registro grave de incidentes. Os setores da segurança, trânsito e estacionamento fizeram um brilhante trabalho.”

O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Gervásio Kramer, relatou a tranquilidade que a Polícia Militar passou aos visitantes: “Foram incorporados ao efetivo da cidade mais de 80 policiais de outras cidades como ação preventiva de possíveis delitos. O que foi planejado foi executado.” Gervásio também analisou o porquê de a Expobel ser realizada em março. “No passado a Expobel aconteceu em maio, novembro, dezembro. Historicamente este mês é o que menos chove.”

Maciel Comunello, presidente da Rural Leite: “Batemos recorde no número de animais expostos, mais de 250 das raças Holandesa e Jersey. Desses, 26 de produtores de Beltrão e região. A terceira melhor fêmea da raça Holandesa ficou para Beltrão, além da segunda melhor fêmea da raça Jersey.”

Ubirajara de Freitas, o Bira, do Jornal Opinião e da banda Paraná Blues, informou: “Cada banda recebeu pra tocar na Expobel R$ 2 mil.”