A psicóloga Dilma Schir, apresenta todas as quintas o quadro de orientação “Conhece-te a Ti Mesmo”. Sucesso na programação da rádio Onda Sul FM, os temas abordados, são indicados pelos ouvintes e desta vez quem fez o questionamento foi a ouvinte Marcia.

Tenho uma menina de 4 anos e estou com dificuldade e insegurança de tirar a chupeta. Ela chora e eu tenho medo de traumatiza-la de algum jeito. Ela parou de mamar o peito já faz 1 ano e 5 meses, porém ela continua com a mania de colocar a mão no meu seio, seja para dormir ou não. Ela ainda dorme no mesmo quarto que eu e meu esposo. Eu gostaria que ela começasse a dormir no quarto dela e parasse de chupar o bico, mas tenho medo de fazer de forma errada e traumatiza-la de alguma forma. Tem algum jeito para fazer isso ou esse “trauma” é insignificante?

cama_familiar-1
  • Compartilhe no Facebook
Dilma explicou: “É importante esclarecer que a chupeta só é introduzida quando existe uma frustração que a criança passou. Se a criança mamou de 0 a 1 ano, muito provavelmente não teria a necessidade da chupeta. O que a psicologia diz é que, quando a criança não supre as necessidades primeiras do seio materno é que vem a mamadeira e a chupeta. Muito provavelmente a criança não supriu totalmente a necessidade do seio materno, ou porque a mãe foi trabalhar a partir dos 4 meses ou retirou o seio numa idade muito precoce, ouve uma ruptura antes do tempo necessário da criança estar satisfeita na fase oral. A fase oral é a fase da boca que constituem um período de 0 a 1 ano, se essa fase não for suprida, a criança vai substituir pela chupeta, ou o dedinho na boca, ela tem uma carência da fase oral.

chupeta2
  • Compartilhe no Facebook
Portanto, não retire drasticamente a chupeta vá negociando com a criança… ‘Hoje você vai para a escola e vai ficar sem chupeta’, ‘hoje você vai tomar o leitinho no canudinho e depois dormir no colo da mãe’, depois os pais devem levar para o quartinho dela. Deixar a criança dormir e levar pro quarto dela, se ela acordar alguém deve ir dormir com ela, porque ela está insegura. A mãozinha no seio, representa que houve uma ruptura precoce”, finalizou deixando um recado para a ouvinte Márcia.

Se você retirar gradativamente nada é traumático. A chupeta é uma ilusão e você deveria gradativamente retirá-la.

Ouça o quadro na íntegra:

http://radioondasul.com.br/quadros/categoria/conhece-te-a-ti-mesmo-dilma-schirr/

Mande sua pergunta para ser respondida na próxima quinta-feira, durante o quadro Conhece-te a Ti Mesmo:

www.radioondasul.com.br

(46) 3524 7760 ou WhatsApp (46) 9933 6321