Um grupo de lideranças do setor de saúde da região Sudoeste esteve reunida em Curitiba nesta terça-feira (18) com o secretário de Estado da Saúde Michele Caputo Neto e integrantes da equipe de secretaria. Em pauta os detalhes que antecedem e que serão apreciados no encontro com a bancada paranaense de deputados que vai acontecer no dia 28 de setembro, também em Curitiba.

Na ocasião serão apresentados aos deputados a disparidade entre o que é ofertado pelo SUS para outros estados, mas que não chega as regionais de saúde do Sudoeste. Isso ocorre principalmente nos programas de atendimento de urgência e emergência e no programa Cegonha, do Ministério da Saúde, que tem valores diferentes para algumas regiões, como o Sudoeste e Oeste. Com o encontro as lideranças querem o empenho dos deputados para corrigir este erro frente ao Ministério da Saúde.

Alinhamento

Durante reunião desta terça-feira agendada pela equipe sudoestina a pauta, segundo o prefeito de Bom Jesus do Sul e presidente da Comissão de Saúde da Amsop Cezar Bueno, foi organizar o evento com os deputados. “Estivemos dialogando com o secretário Caputo Neto para definirmos uma agenda de protocolos para serem encaminhadas aos deputados no encontro. O secretário assumiu o compromisso que vai encaminhar todos os protocolos que tratam dessas questões. Saímos otimistas e cada vez mais preparados para a convocação dos deputados”, relatou Bueno. O presidente da Comissão de Saúde da Amsop também adiantou que o convite aos deputados ficou a cargo da comissão de saúde do Sudoeste.

A chefe da 8ª Regional de Saúde Cintia Ramos, assim como o chefe da 7ª Regional Nestor Werner também participaram da conversa. Cintia avaliou como produtivo o encontro. “Debatemos com o secretário Caputo Neto os aspectos que envolvem a audiência de setembro e alinhavamos as questões com distribuição de tarefas. Foi definido que toda a bancada será convocada para dar força à luta que é de direito de todo Estado”, comentou a chefe da 8ª regional de saúde.

Ainda participaram do encontro a secretária municipal de Saúde de Santa Isabel do Oeste e presidente do Cresens (Conselho Regional de Secretários de Saúde) Ivone Sponchiado, o prefeito de Salgado Filho Beto Arise, e integrantes da equipe do Sesa Paulo Almeida, Sezifredo Paz, e João Almeida.