Por Evandro Artuzi

Lideranças ligadas a setores do meio ambiente se reuniram nesta segunda-feira (16/04), no auditório do centro de Eventos de Francisco Beltrão.

 

O objetivo do encontro foi discutir propostas para encaminhar á Conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento Sustentável (Rio +20), que vai acontecer no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho de 2012.

 

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes. Os temas propostos são: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

 

A reunião em Francisco Beltrão nesta segunda-feira (16) foi promovida pelo Comitê Paranaense do Rio +20, com objetivo de formar uma comissão regional a fim de auxiliar o comitê nos preparativos para a conferência. A reunião teve representantes da Sema, IAP, UTFPR, Emater, UFFS, Território da cidadania, Sebrae, Seab e Polícia Ambiental Força Verde.

 

Juan Artigas, chefe do escritório regional da Sema (Secretaria de Meio Ambiente) destacou a realização do evento em Francisco Beltrão. Segundo ele é uma maneira importante de democratizar a participação dos paranaenses na elaboração do documento a ser elaborado.