O comitê gestor do Ponto de Atendimento ao Empreendedor (PA) de Palmas, Sul do Paraná, realizou a primeira reunião do ano nesta semana, onde os representantes das entidades parceiras definiram algumas das ações para o ano e atividades que já serão desenvolvidas no primeiro trimestre do ano.

O consultor da Regional Sudoeste do Sebrae/PR, Ivovei Loregian, ressaltou a importância do Ponto de Atendimento, instalado em agosto de 2015, que atua como ponte entre o empreendedor e a sua capacitação através de cursos, palestras e treinamento. “Toda a necessidade que o empresário tem na gestão do seu negócio, ele pode buscar aqui”, destaca, lembrando que anteriormente, quando se buscava atividades e promoções através do Sebrae, era necessário o deslocamento à outros municípios. “Hoje não é mais necessário, o empresário de Palmas que quer inovar, quer mais capacitação, tem tudo aqui”, reforça.

Recorda que uma das primeiras atividades promovidas pelo Ponto de Atendimento será o 13º Seminário Empretec, entre 20 e 25 de fevereiro, na Acipa (Associação Comercial e Empresarial de Palmas). Conclamou Loregian, a participação de empreendedores de todas as áreas, que estarão durante seis dias imersos em jogos, dinâmicas de grupo, exercícios e palestras que simulam situações reais e que estimulam o melhoramento comportamental dos participantes. Ouça:

Para o presidente da Acipa, Daniel Langaro, o Comitê Gestor e o Ponto de Atendimento têm a função de integrar Poder Público, Acipa e Sebrae, que juntos, proveem suporte ao empreendedores do município. “Além dos treinamentos e atividades de qualificação, o PA incute nos empresários uma visão de desenvolvimento”, avalia.

Adiantou que no próximo mês, os associados da Acipa se reunirão em, Assembleia no próximo mês, onde serão traçadas metas para 2017, dentre elas, uma ação integrada entre todo o setor comercial, através de uma promoção conjunta, envolvendo as principais datas comemorativas do ano, como dia das mães, dia dos pais, dia das crianças e Natal. Ouça:

Também integrando o Comitê, o diretor do Departamento de Indústria e Comércio, Ari Zolet, analisou que o primeiro contato entre as entidades, após a posse da nova administração municipal, foi importante para a definição das metas do PA para o ano e de que forma o próprio departamento pode melhorar o atendimento aos micro e pequenos empresários. “Nesse sentido, nós convidamos aos empresários para  que venham conhecer o Ponto de Atendimento. Através dele, é oferecida capacitação para gestores e funcionários, porque nós sabemos que muitas empresas promissoras fecham suas portas por falta de qualificação profissional”, aponta.

Na oportunidade, Zolet reafirmou o compromisso de apoio aos pequenos empresários, colocando o departamento à disposição, principalmente no sentido de colher opiniões e sugestões acerca das necessidades do setor. “Nós olhamos o município como um todo, por isso a importância de que todos participem na busca por soluções e para o desenvolvimento de Palmas”, afirma. Ouça: