Na próxima semana, estará em visita à Clevelândia, Sudoeste do Paraná, a Comissão de Avaliação Externa, constituída nesta terça-feira (17), pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, composta por Odelir Dileto Cachoeira (UNIUV), Vitor Hugo Zanette (UNICENTRO), Ivete Janice de Oliveira Brotto (UNIOESTE) e Márcia Terezinha Tembil (Coordenadora de Ensino Superior/SETI).

A comissão visitará as instalações da FESC (Fundação de Ensino Superior de Clevelândia), que está em processo de municipalização para transformar-se na FAMA – Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente. O roteiro consiste em visitas nos três campi da instituição – Administrativo (FESC), Sede, localizada no parque de exposições, e Ambiental, localizada nos dois parques ambientais do município.

Segundo o prefeito de Clevelândia, Álvaro Felipe Valerio (PSDB), o processo está seguindo conforme o cronograma estabelecido, devendo ser finalizado até o mês de fevereiro de 2016. Após a visita, a Comissão elaborará um relatório, posicionando-se sobre o pedido de credenciamento da FAMA. Em seguida, o documento será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação para o seu parecer sobre a municipalização.

O prefeito enfatizou que a FAMA será mantida através de recursos do ICMS Ecológico, oriundos dos parques ambientais. Assim, a faculdade clevelandense será a “primeira Faculdade pública do Brasil mantida com recursos provenientes da preservação ambiental”.